Projetos com Containers: dicas, ideias e cuidados


projeto com container
Exemplo criativo de projeto com container

Projetos com containers


A 'arquitetura de contêineres marítimos' é uma forma crescente de arquitetura que usa contêineres intermodais de aço como o principal elemento estrutural. O aço não é apenas forte, mas foi projetado para suportar cargas pesadas e condições climáticas adversas. Atualmente, o mundo tem mais de 60 milhões de contêineres em uso, tornando-os amplamente disponíveis para usos alternativos e um material de construção relativamente barato e sustentável.


Além de sustentáveis, projetos com containers são interessantes esteticamente e podem sair bastante em conta. Neste post, iremos explorar mais esse tipo de arquitetura.


Quais são as vantagens de projetos com containers?


  • Resistência e durabilidade: Os contêineres de transporte são, em muitos aspectos, um material de construção ideal. Eles são projetados para transportar cargas pesadas e para serem empilhados em colunas altas. Eles também são projetados para resistir a ambientes hostis, como em navios oceânicos ou borrifados com sal rodoviário durante o transporte nas estradas. Devido à sua alta resistência, os recipientes são úteis para armazenamento seguro.

  • Modular: Todos os contêineres de transporte são feitos com medidas padrão e, como tal, fornecem elementos modulares que podem ser combinados em estruturas maiores. Isso simplifica o design, o planejamento e o transporte. Como eles já são projetados para serem interligados para facilitar a mobilidade durante o transporte, a construção estrutural é concluída simplesmente colocando-os. Devido ao design modular dos contêineres, a construção adicional é tão fácil quanto empilhar mais contêineres. Eles podem ser empilhados até 12 de altura quando vazios.

  • Mão de obra: A soldagem e o corte de aço são considerados mão de obra especializada e podem aumentar as despesas de construção, mas no geral ainda são inferiores às da construção convencional. Ao contrário da construção de estrutura de madeira, os acessórios devem ser soldados ou perfurados na pele externa, o que consome mais tempo e requer equipamentos diferentes no local de trabalho.

  • Transporte: Módulos pré-fabricados também podem ser facilmente transportados por navio, caminhão ou ferrovia, porque eles já estão em conformidade com os tamanhos de envio padrão.

  • Disponibilidade: Os contêineres de transporte usados ​​estão disponíveis em todo o mundo.

  • Despesa: Muitos contêineres usados ​​estão disponíveis por um valor baixo em comparação com uma estrutura acabada construída por outros meios de mão-de-obra intensiva - como tijolos e argamassa - que também requerem fundações maiores e mais caras. A construção envolve muito pouca mão de obra e os contêineres de transporte usados ​​que requerem apenas modificações simples podem ser adquiridos das principais empresas de transporte por apenas R$ 6.000,00 cada (dependendo claro, da localização da obra e do porto mais próximo). Mesmo quando adquiridos novos, raramente custam mais de R@ $ 30.000.

Quais são as desvantagens de projetos com containers?

  • Temperatura: O aço conduz o calor muito bem; Os contêineres usados ​​para ocupação humana em um ambiente com variações extremas de temperatura normalmente terão que ser melhor isolados do que a maioria das estruturas de tijolo, bloco ou madeira.

  • Umidade: Como observado acima, o aço de parede simples conduz calor. Em climas temperados, o ar interno úmido se condensa contra o aço, tornando-se úmido. A ferrugem se formará a menos que o aço seja bem vedado e isolado.

  • Canteiro de obras: O tamanho e o peso dos contêineres exigirão, na maioria dos casos, que sejam colocados por um guindaste ou empilhadeira. Os materiais de construção tradicionais de tijolos, blocos e madeira podem ser movidos à mão, até mesmo para andares superiores. Além disso, o transporte dos containers pode ser um pouco mais problemático.

  • Tratamento de pisos de madeira: Para atender aos requisitos de quarentena do governo australiano, a maioria dos pisos de contêineres quando fabricados são tratados com inseticidas contendo cobre (23-25%), cromo (38-45%) e arsênico (30-37%). Antes da habitação humana, os pisos devem ser removidos e descartados com segurança. As unidades com piso de aço seriam preferíveis, se disponíveis.

  • Derramamentos de carga: um contêiner pode transportar uma grande variedade de cargas durante sua vida útil. Derramamentos ou contaminação podem ter ocorrido nas superfícies internas e deverão ser limpos antes de serem habitados. Idealmente, todas as superfícies internas devem ser jateadas com abrasivo até o metal descoberto e repintadas com um sistema de pintura não tóxico .

  • Solventes: Solventes liberados de tintas e selantes usados ​​na fabricação podem ser prejudiciais.

  • Danos Enquanto em serviço, os contêineres são danificados por atrito, manuseio, colisões e força de cargas pesadas sobre a cabeça durante o trânsito do navio. As empresas vão fiscalizar os contêineres e condená-los se forem encontradas soldas trincadas, esquadrias torcidas ou furos de alfinetes, entre outras falhas.

Algumas dicas para se fazer projetos com containers


Projetar com containers tem suas peculiaridades. Embora seja possível negociar com vários tipos de fornecedores desses materiais, você tem que estar atento à algumas das coisas que podem prejudicar a sua obra (ou até inviabilizar o projeto). A seguir, listo algumas dos principais pontos de atenção:


1. Certifique-se de ver os containers que está comprando


Projeto com container
Projeto com container simples

Não deixe de fazer uma boa inspeção nos containers para ver se eles estão em perfeito estado. Vários containers podem conter avarias (que vão desde ferrugem e corrosão até danos significativos na estrutura) que vão inviabilizar o seu projeto.


É fundamental avaliar exatamente os containters que você está cobrando e garantir que eles serão os coletados. Isso é importante pois empresas que os negociam não costumam ter um controle rígido, uma vez que a maioria deles é destinado à reciclagem.


Como sempre dizem: é melhor prevenir do que remediar quando se trata do estado do container.


2. Ou gaste um pouco mais em um container de uma viagem


Containers de uma viagem (também chamados de containers "one trip") são aqueles que são usados apenas uma vez. Vários transportadores marítimos tem cargas que exigem esse tipo de container e, portanto, eles são ótimos para o posterior uso em projetos com containers.


Geralmente, eles vão ter menos avarias e vão estar com a sua estrutura mais íntegra. Além disso, a chance deles terem passado por cargas contaminantes (como produtos químicos) é menor, o que os fazem mais atrativos para o uso em arquitetura.

3. Leia as regras do local do projeto com container


Cada local de obra tem uma série de requisitos próprios para a determinação do canteiro de obras. Geralmente, para posicionar os containers você terá de usar um guindaste grande e isso requer toda uma preocupação especial. Certifique-se que não irá precisar interditar uma rua ou que, simplesmente, os seus containers possam chegar até o local final do projeto.


4. Encontre um empreiteiro que possa fazer tudo


Projetos com containers
Adaptações em projetos com containers

Geralmente, uma obra com containers passará por três fases:

  1. Serralheiria, onde são cortadas as janelas e portas no container;

  2. Adequação do interior, onde serão elaborados os revestimentos (paredes, pisos, etc.);

  3. Posicionamento do container na obra.

O ideal é arrumar um fornecedor para fazer todo esse trabalho de uma vez, poupando esforços extras (como transportar de um fornecedor para o outro).


Caso não seja possível fazer todo o processo com apenas um fornecedor, planeje como você irá "passar o bastão" de um para o outro.


E não se iluda, as adaptações sempre serão necessárias. Desde as mais simples como fazer furações para passar o encanamento até as mais complexas, que envolvem isolamento térmico, ajustes com reforços estruturais e até soldagem de um bloco sobre o outro.


5. Conheça as possibilidade de contêineres para compra


Investigue um pouco mais sobre containers para saber das possibilidades para o seu projeto. Por exemplo, alguns tipos de containers possuem mais de 2,5 metros de altura. Alguns são feitos sem a parte do teto. Saiba dessas variações e saiba se o seu fornecedor tem algum desses disponíveis. Certamente isso vai te dar muitas opções além dos tradicionais containers de 20 e 40 pés.


Isso certamente irá dar a você mais opções para o seu projeto com containers.


6. Compreender a estrutura do contêiner


Entender como a integridade estrutural dos containers funciona é muito importante . Por exemplo, as duas paredes longas suportam e reforçam a carga, portanto, se você fizer um furo em uma delas, será necessário compensá-las. Isso vai te ajudar a planejar os encaixes entre eles, o posicionamento das janelas e portas e até os reforços de alvenaria necessários na obra.

7. Não espere fazer uma grande economia com projetos com containers


Apesar de alguns projetos terem sim um custo mais reduzido por ser construídos com containers, não é o que acontece na maioria deles. Muitas vezes, dependendo dos custos de transporte e adaptação, os projetos com containers vão acabar com um custo semelhante aos projetos de construção convencionais.


O grande diferencial está, entretanto, no visual moderno e no caráter sustentável.


8. Minimize a soldagem necessária


Soldar leva tempo, é caro e depende de mão de obra especializada. Além disso, o acabamento e a vida útil do container podem ser bastante impactados por uma soldagem mal feita. Pense nisso na hora de unir e adaptar os seus containers. Quando se trata de projetos com container, menos é mais para o caso da soldagem.


9. Saiba como isolar


É muito importante saber como isolar o contêiner, especialmente em regiões onde faz bastante calor. Isso irá, posteriormente, reduzir bastante os gastos relacionados ao conforto térmico. O ideai é adicionar elementos nas paredes e depois os completar com um isolamento anti-fogo de espuma.


10. Planeje muito bem o posicionamento do encanamento


Uma coisa faz uma grande diferença seria ter todos os canais de encanamento cortados do piso e tetos do contêiner para facilitar a passagem dos canos depois de empilhados. É importante, para isso, já ter toda a visualização do projeto antes da escolha dos containers.


11. Tenha uma estratégia para lidar com o vento


Containers fazem bastante barulho quando bate o vento neles. Se você estiver elaborando um projeto com container para lugares onde venta muito, tenha uma estratégia para minimizar o impacto do vento sobre o container. O mesmo vale para a relação do projeto com a vegetação. Ninguém vai querer um galho de árvore batendo no metal do container e fazendo um grande barulho.



Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square