JARDINS VERTICAIS
Os jardins verticais estão se popularizando por todo o mundo e ainda bem: eles são bonitos, reduzem o cinza e disfarçam o excesso de cimento das cidades, servem como filtro de gases poluentes, são isolantes térmicos e acústicos, umidificadores de ar e, claro, fortalecem a relação entre homem e natureza.
O jardim vertical é muito similar a um jardim comum e, como tal, necessita de cuidados e manutenção periódica. Desde jardins verticais em fachadas de grandes prédios, a pequenos jardins em nossas residências, o jardim vertical é uma boa solução para proporcionar áreas verdes em ambientes em que não há espaço para um jardim convencional.
Em nossas residências, o jardim vertical pode aparecer de diversas formas: através de um sistema mais complexo, ocupando grandes áreas de fachadas e paredes e com sistema de irrigação automático, ou através de soluções mais simples e baratas, como painéis verdes, vasos de parede, painéis de fibra de coco, sistemas estruturais com bloco de cimento ou cerâmico.
Independente da técnica escolhida e do limite orçamentário, jardins verticais são grandes aliados em casos de pouca área verde disponível. Residir em espaços pequenos não significa ter que abrir mão de um jardim!
Vasos fixados em treliça de madeira
Cojunto de vasos cerâmicos fixados em estrutura metálica
Jardim vertical em área interna (variedade de espécies e adensamento de vegetação).
Bloco cerâmico como estrutura para a vegetação.
Jardim vertical em área de lazer: espaço para piscina ou jardim? É possível projetar espaço para os dois!
Postado em Rio Claro/SP.
Fontes: http://www.wallgreen.com.br/jardins-verticais/manutencao/
http://casaadorada.blogspot.com.br/2013/03/jardins-verticais.html