top of page

CONTAINERS X PROJETOS DE ARQUITETURA

Nos últimos posts, vimos vários projetos em containers, defendemos o seu uso e mostramos quão sustentáveis e inteligentes essas construções podem ser. Não frisamos, entrentanto, a importância que tem um projeto de arquitetura envolvendo containers!

Mais do que partidos e objetivos, o projeto em container deve ser pensado e elaborado como se fosse um projeto convencional. Isso porque teremos pessoas residindo ou transitando por esses espaços e é necessário compreender o uso e disposição dos ambientes criados a partir deles.

Devemos também pensar no impacto estético de fachada quando fazemos usos de containers como método construtivo. Não precisamos, necessariamente, empilhar os containers de forma convencional. É possível criar balanços e formas interessantes, que agreguem valor à construção.

O projeto de arquitetura fornece todo esse detalhamento estético e funcional: indica aberturas para ventilação, interação entre os espaços internos, cria conexão entre os módulos de container e permite que o espaço interno seja tão agradável quanto o externo, permitindo integração entre ambos. Além disso, com um bom projeto de arquitetura, a montagem dos ambientes fica muito mais rápida e eficaz.

Um exemplo de projeto desse tipo que já frequentamos e podemos garantir o bom uso e permanência é o estabelecimento Café Container, no bairro Cambuí, em Campinas.

Um café totalmente construído a partir de containers e que tem um espaço interno muito agradável.

cafe-container-coffee-week-brasil-ickfd4.jpg
cafe-container.jpg

Acompanhamos de vista a construção, pois frequentamos o bairro. A estrutura do café foi montada rapidamente, uma vez que, recebidos os containers, a "casca" do ponto comercial já estava praticamente pronta.

O maior investimento de tempo se deu em razão da parte interna, que precisou ser bem pensada e executada, e devido a isso, demandou mais tempo. Além disso, a integração entre área externa e interna também foi muito bem pensada. As aberturas para ventilação e iluminação proporcionam agradável iluminação natural e permeabilidade de usos.

1.png

Como podemos observar, a área interna do café é bastante convidativa e aconchegante. O empilhamento de containers permitiu a criação de pé-direito duplo em alguns espaços e o projeto de interiores também foi muito bem pensado.

Postado em Rio Claro/SP.

Fotos: http://www.cafecontainer.com.br/.

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page