REAPROVEITANDO MATERIAIS...
Mudar o visual da casa não significa necessariamente comprar tudo novo. Quando a proposta é economizar, nada melhor do que investir em soluções viáveis e aproveitar o que já se tem em casa. O que muita gente imagina ser loucura - como transformar escadas em estantes – pode dar certo e ainda resultar em uma decoração sustentável e divertida. A ideia é fugir do óbvio e trazer novidade para coisas que já possuímos. O reaproveitamento de materiais e a bricolagem (o popular ‘faça você mesmo’) permitem que a reforma se torne mais acessível e divertida.
Muitas vezes, nos deparamos com itens armazenados ou esquecidos em cantos, sem uso e ocupando espaço. Alguns materiais simples e, a princípio, brutos, podem resultar em itens bastante interessantes e com baixo orçamento.
Os campeões em reaproveitamento são os pallets e caixotes de madeira, por se tratarem de objetos modulares, de fácil manuseio e que encontramos facilmente abandonados em ruas e mercados. Além disso, podem ser trabalhdos de diversas formas, uma vez que a junção das peças proporcia a criação de vários formatos e superficies.
Acima, vários exemplos de móveis confeccionados através de caixotes de madeira.
Uso de pallets na construção de novos móveis.
Móveis e objetos decorativos confeccionados através de reuso de materiais conferem um ar despojado e criativo aos ambientes dos quais fazem parte.
Independente dos móveis, há outras opções decorativas que podem ser confeccionadas a partir de materiais sem uso:
Estante confeccionada a partir de tubulação de PVC abandonada em uma obra.
Pallets sendo usados como suporte para vasos em jardim vertical.
Garrafas vazias sendo utilizadas como itens decorativos e adaptadas para uso na iluminação.
Garrafas sendo utilizadas como vasos decorativos de parede.
Pneus compondo decoração do ambiente. Antiga lata servindo como cúpula de pendente.
Latas como porta lápis em espaço infantil.
Postado em Rio Claro/SP