top of page

TIJOLOS APARENTES

O tijolo aparente é um revestimento que adoramos utilizar em nossos projetos. O famoso tijolinho é super resistente e nunca sai de moda.

Embora, equivocadamente, algumas pessoas associem o tijolo a revestimentos rústicos e ultrapassados, utilizado da maneira correta no projeto, o resultado tende a ser contemporâneo, e o tijolo agrega ainda mais valor a outros acabamentos.

O tijolo maciço de barro acompanha a história da arquitetura na construção no mundo e já foi o grande protagonista das construções no Brasil. Os primeiros exemplares datam de 7500 a.C, eram feitos de modo artesanal e secos ao sol. Depois da Revolução Industrial, passaram a ser produzidos em larga escala e usados em diversos lugares. Mesmo assim, perdeu muito espaço para os blocos de tijolo convencionais (esses que sempre vemos nas obras) que agilizam a construção e acabam saindo mais baratos.

Aproveitando a divulgação e boa aceitação dos projetos que fazem uso de tijolos aparentes como revestimento, várias empresas do ramo de acabamentos lançaram linhas com produtos que imitam perfeitamente esse material. De fácil e rápido assentamento, esses produtos proporcionaram agilidade aliada à beleza estética do produto.

ARQUITETURA RIO CLARO 010.jpg

Com diferentes tipos de acabamento, o tijolo pode ser pintado, instalado com junta seca, cheia ou frisada, pode ser reaproveitado após o lixamento de uma parede antiga ou instalado posteriormente.

tij-10_mini.jpg

Revestido com junta cheia

tij-15_mini.jpg

Revestido com junta seca

tij-17_mini.jpg

Revestido com junta frisada.

Seguem algumas fotos de ambientes contemporâneos fazendo uso do revestimento com tijolo aparente, como inspiração!

ARQUITETURA RIO CLARO 05.jpg
ARQUITETURA RIO CLARO 07.jpg
ARQUITETURA RIO CLARO 06.jpg
ARQUITETURA RIO CLARO 11.jpg
ARQUITETURA RIO CLARO 03.jpg

Postado em Rio Claro/SP.

Fontes: http://www.minhacasaminhacara.com.br/tijolo-aparente/

http://assimeugosto.com/2010/10/20/tijolo-aparente/

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page