top of page

MORADIA EM CONTAINER

Nosso último post de 2014 foi sobre containers e esse assunto gerou muitos comentários e pessoas interessadas no tema. Visto isso, hoje vamos falar sobre um projeto específico elaborado em containers e realizado pelo escritório Cattani Architects: a cidade universitária em Le Havre, na França.

O alojamento é composto por 100 apartamentos, feitos todos de container velhos e abandonados. O conforto, contudo, foi o ponto principal a ser observado pela equipe. O prédio, com um total de quatro andares, abriga 100 apartamentos de 24 metros quadrados cada. A ideia era evitar que os alunos se sentissem em uma caixa. Por isso o projeto precisou reunir leveza e transparência, fugindo da solidez natural que um container proporciona. Também buscaram garantir vida independente a cada unidade, evitando a simples sensação de empilhamento das unidades.

A solução estrutural foi construir uma armação de metal que agisse como um suporte para os containers, escalonando as unidades e criando espaços para calçadas, pátios e varandas. Essa estrutura permite uma melhor identificação de cada uma das unidades, com ramais externos que se tornam terraços e varandas. As sequências de corredores transversais que dão acesso aos apartamentos criam uma sucessão de espaços cheios e vazios que dão à estrutura transparência e agradável visual.

Moradia-estudantil-de-container-11.jpg
Moradia-estudantil-de-container-7.jpg
Moradia-estudantil-de-container-10.jpg

O primeiro nível é rente ao solo, mas as unidades usufruem da mesma privacidade oferecida aos andares superiores. Todos os apartamentos têm vista para um jardim interior e estão equipados em ambas as extremidades com paredes de vidro que permitem a iluminação natural dos espaços. O máximo isolamento térmico e acústico é garantido com paredes adjacentes que dividem as diferentes unidades revestidas com um material isolante de 40 centímetros de largura, além de camadas de borracha que amortecem as vibrações.

A fachada externa manteve o aspecto original dos containers, com o tradicional metal ondulado. Já no interior, os arquitetos optaram por paredes brancas e móveis de madeira, equipando cada unidade com um banheiro, uma cozinha e um quarto/sala.

Moradia-estudantil-de-container-20.jpg
Moradia-estudantil-de-container-18.jpg

A idéia de utilizar containers para produção de habitações é viável também em casos de abrigos emergenciais, decorrentes de desastres naturais, e habitações temporárias. Com baixo custo, rapidez na execução e qualidade ambiental, os containers são boas opções que podem poupar tempo e dinheiro.

Postado em Rio Claro.

Fonte: http://minhacasacontainer.com/2014/12/18/moradia-estudantil-em-container/

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page