top of page

LADRILHO HIDRAULICO

Ornamentais acima de tudo, os ladrilhos hidráulicos estão entre os revestimentos mais tradicionais que existem. Presença constante na decoração de mansões da nobreza européia no século XIX, o ladrilho foi moda no Brasil na época da imigração italiana nos anos 1920. Hoje, ele está de volta vivendo seu esplendor na decoração de vários ambientes. Resgatado por arquitetos e decoradores, acompanha a tendência retrô que valoriza elementos do passado.

Derivados do mosaico bizantino, são produzidos artesanalmente, um a um, a partir de moldes metálicos e de uma mistura de matérias primas como o cimento. Devido a essa característica, pode-se dizer que cada peça é única.

Nos últimos anos, o resgate da estética do passado aliado à busca por soluções para revestimento exclusivas deu um novo impulso à produção desse material. Embora existam empresas especializadas que produzam a peça artesanalmente, algumas marcas de revestimentos popularizaram o material, passando a produzir peças que imitam o ladrilho hidráulico e que se tornaram mais acessíveis.

O que torna o ladrilho hidráulico um revestimento interessante é a infinidade de desenhos, cores e estilos que podem ser aplicados a sua superfície. Em cada quadrado de ladrilho hidráulico é possível aplicar 5 cores diferentes. Uma das vantagens de se adquirir o produto artesanal é poder personalizar a imagem e cores de acordo com seu gosto ou projeto.

Além da estética, há qualidades técnicas que justificam o uso dos ladrilhos, como a elevada durabilidade (algumas peças resistem a 100 anos de uso) e o aspecto ecológico, já que a produção dos ladrilhos, por dispensar a queima em fornos, não consome energia, nem emite gases.

ladrilhos-hidraulicos-21.jpg

O ladrilho hidráulico, por sí só, passa a ser um elemento decorativo nos ambientes em que é utilizado. Deve ser estudado e especificado em projeto, para não duelar com os demais objetivos e itens utilizados no ambiente.

Sua aplicação pode ser feita em pisos, paredes e até mesmo em bancadas. Seu uso apenas não é recomendado em áreas em que há sobrecarga de peso (no caso de garagens, por exemplo).

ladrilhos-hidraulicos-9.jpg
followthecolours_ladrilho_hidraulico_36.jpg
gab-1.jpg

Postado em Rio Claro/SP

Fontes: http://bit.ly/1wT9twr

http://bit.ly/1yUG9p7

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page