LADRILHO HIDRAULICO

Ornamentais acima de tudo, os ladrilhos hidráulicos estão entre os revestimentos mais tradicionais que existem. Presença constante na decoração de mansões da nobreza européia no século XIX, o ladrilho foi moda no Brasil na época da imigração italiana nos anos 1920. Hoje, ele está de volta vivendo seu esplendor na decoração de vários ambientes. Resgatado por arquitetos e decoradores, acompanha a tendência retrô que valoriza elementos do passado.

Derivados do mosaico bizantino, são produzidos artesanalmente, um a um, a partir de moldes metálicos e de uma mistura de matérias primas como o cimento. Devido a essa característica, pode-se dizer que cada peça é única.

Nos últimos anos, o resgate da estética do passado aliado à busca por soluções para revestimento exclusivas deu um novo impulso à produção desse material. Embora existam empresas especializadas que produzam a peça artesanalmente, algumas marcas de revestimentos popularizaram o material, passando a produzir peças que imitam o ladrilho hidráulico e que se tornaram mais acessíveis.

Rosenbaum-Ladrilhos-Brasil-Imperial-001.jpg

O que torna o ladrilho hidráulico um revestimento interessante é a infinidade de desenhos, cores e estilos que podem ser aplicados a sua superfície. Em cada quadrado de ladrilho hidráulico é possível aplicar 5 cores diferentes. Uma das vantagens de se adquirir o produto artesanal é poder personalizar a imagem e cores de acordo com seu gosto ou projeto.

Além da estética, há qualidades técnicas que justificam o uso dos ladrilhos, como a elevada durabilidade (algumas peças resistem a 100 anos de uso) e o aspecto ecológico, já que a produção dos ladrilhos, por dispensar a queima em fornos, não consome energia, nem emite gases.

ladrilhos-hidraulicos-21.jpg

O ladrilho hidráulico, por sí só, passa a ser um elemento decorativo nos ambientes em que é utilizado. Deve ser estudado e especificado em projeto, para não duelar com os demais objetivos e itens utilizados no ambiente.

Sua aplicação pode ser feita em pisos, paredes e até mesmo em bancadas. Seu uso apenas não é recomendado em áreas em que há sobrecarga de peso (no caso de garagens, por exemplo).

ladrilhos-hidraulicos-9.jpg
followthecolours_ladrilho_hidraulico_36.jpg
gab-1.jpg

Postado em Rio Claro/SP

Fontes: http://bit.ly/1wT9twr

http://bit.ly/1yUG9p7

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square