CONTAINERS: UM NOVO CONCEITO EM ARQUITETURA SUSTENTÁVEL
Muitas coisas que compramos, consumimos, ou que usamos podem ter sido transportadas dentro de um container. Esses containers são usados para o transporte de mercadorias no mundo inteiro. Estima-se que 90% do movimento de mercadorias no mundo utilizam containers como forma de transporte e cem milhões de cargas cruzam os oceanos do mundo em mais de 5.000 navios de containers a cada ano.
Porém, hoje, após determinado tempo de uso, eles se tornam inutilizáveis gerando um cemitério de contêineres abandonados. Ou acontece como nos EUA e Europa, onde mandar o container de volta gera custos consideráveis, compensando mais a compra de novos na Ásia.
Os containers foram e são utilizados como abrigos improvisados em países que tiveram terremotos, desastres naturais.
Com a atual discussão sobre meio ambiente, construções sustentáveis, materiais disperdiçados que geram poluição, energia solar, reciclagem, etc, os containers vieram a "calhar" perfeitamente como uma alternativa construtiva, benéfica ao homem e à natureza, aliados a uma arquitetura moderna e criativa!
Readaptação de uso para moradias e comércio
Por serem preças modulares (containers existem em dois tamanhos diferentes: 20 pés e 40 pés), são fáceis de trabalhar, uma vez que suas medias são padronizadas. Como foram projetados para serem empilhados, a sobreposição dessas peças para concepção de novos espaços também é um item de fácil solução.
Os containers devem ser tratados antes da adaptação de uso. Devem passar por um trabalho de serralheria (abertura de portas e janelas), além de um isolamento térmico. É possível, em usos mais refinados como lojas e escritório, criar um sistema de refrigeração por ar condicionado.
O pé-direito do container (altura do piso ao teto) varia de 2,50m a 2,90m (dependendo de seu uso original). Sendo assim, é possível criar rebaixo de gesso e trabalhar com iluminação diferenciada e sistema de refrigeração bem distribuído.

Vista do interior de um container após tratamento
Além de ser uma alternativa para construções sustentáveis e auxiliar populações em casos de desastres naturais, construções com containers necessitam de um investimento baixíssimo, se comparado aos custos de uma construção nova.
Em Paris, por exemplo, há uma vila de estudantes construída através de containers, o que resultou em um investimento baixo associado à qualidade de moradia e espaço.

Pontos comerciais e coworkings já têm investido em construções desse tipo. Além de baixo investimento, o container proporciona diferenciação estética do entorno e torna-se uma propaganda gratuita dos estabelecimentos comerciais.






Postado em Rio Claro/SP
Fonte: http://www.metalica.com.br/container-city-um-novo-conceito-em-arquitetura-sustentavel