top of page

VARANDA: PRA QUE TE QUERO?

As varandas viraram o sonho de consumo de quem mora em apartamento e também uma fonte de dúvidas: como decorar esse espaço que, muitas vezes, é maior que a própria sala?

A varanda, por si só, representa um espaço de ampliação, no sentido de que é possível estender a atividade interna a esse espaço, considerado inicialmente como área externa.

Os novos projetos de apartamentos vêm tratando, cada vez mais, as varandas como extensão da sala de estar. Mesmo em edifícios que não se encaixam no chamado “alto padrão”, estes espaços passaram a fazer parte da área social, muitas vezes sem que o limite entre os dois ambientes seja notado.

Em alguns casos, quando a estrutura e as regras do prédio permitem, a separação entre a varanda e os demais ambientes pode ser removida, permitindo a real ampliação e integração do espaço.

rio claro 13.jpeg

Em casos em que a ampliação e integração é permitida, nada melhor do que executa-la levando em consideração a valorização da vista.

Existem situações em que a varanda é grande, mas a sua integração com os demais ambientes não é tão fácil e imediata. Tem sido cada vez mais frequente nos projetos de apartamentos, a popularização da chamada varanda gourmet, que nada mais é que um espaço na varanda com churrasqueira. Esse ambiente torna-se convidativo e instiga o proprietário a receber amigos e utilizá-lo, como o próprio nome sugere, como um espaço gourmet.

Em casos assim, onde o proprietário tem a intenção de receber convidados, elaborar projetos que valorizem o espaço para esse tipo de atividade são ideais.

rio claro7.jpeg
rio claro9.jpeg
rio claro5.jpeg
rio claro2.jpeg

Sempre há a possibilidade de transformar sua varanda em um espaço verde, como um jardim. Exitem proprietários que fazem questão de conseguir trazer um pouco da natureza para dentro de sua residência. É o caso de pessoas que residem em grandes cidades, que não vão aproveitar o espaço da varanda como local para receber os amigos e que também não têm a opção de integrá-las diretamente aos demais ambientes.

Sendo assim, a ambientação da varanda como espaço verde é uma boa pedida.

RIO CLARO 12.jpg
varanda12.jpeg
rio claro4.jpeg

Para isso, pode-se utilizar jardins verticais (já postado em nosso blog) ou jardineiras (dependendo do espaço de varanda disponível).

Postado em Rio Claro/SP.

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page