top of page

DISTRIBUIÇÃO DE QUADROS NAS PAREDES

Os quadros são elementos decorativos que ajudam a tornar o ambiente confortável visualmente, acusticamente e psicologicamente. Sejam pinturas, gravuras, fotos ou desenhos, conferem estilo e marcam a identidade do local.

Seguem algumas dicas para quem quer decorar a casa com quadros:

ALTURA: de modo geral, os quadros devem ser colocados a uma altura padrão de 1,60m, que permite uma boa vizualização da obra tanto por pessoas baixas quanto por pessoas mais altas. Tenha como referência também o batente da porta: um quadro nunca deve ultrapassar a altura dele.

20-disposicao.jpg

PROPORÇÃO: Os quadros devem ser proporcionais às paredes em que serão colocados. Para paredes muito grandes, quadros pequenos devem ser evitados, a não ser que estejam em sequência, o que permite que o espaço seja preenchido com mais informação e pontos focais.

Dicas-de-decoração-para-deixar-a-casa-sempre-na-moda-09.jpg

ALINHAMENTO: Os quadros não precisam, necessariamente, ter o mesmo alinhamento para estarem na mesma parede, mas é importante que você adote um ponto referencial na hora de colocá-los juntos.

Deve-se buscar o equilíbrio entre os planos preenchidos pela área dos quadros e os espaços vazios. Muitos quadros dispostos na parede podem poluir o ambiente visualmente, da mesma forma que sua ausência pode gerar a sensação de vazio e “falta”.

Itens que devem ser observados:

  • Distância dele aos móveis (deve ficar pelo menos 25cm acima do móvel abaixo);

  • Seu eixo deve ficar na altura dos olhos, evitando que o observador tenha de levantar ou abaixar a cabeça para visualizá-lo. Esta altura pode ser 1,60m ou 1,70m. Caso o teto seja muito alto, os quadros podem ficar um pouco mais altos;

  • Se existe um elemento marcante no ambiente, como uma mesa de jantar, e você quer pendurar um quadro de tamanho maior, centralize ele baseando-se neste elemento, pois caso contrário, terá dois pontos focais de forte presença concorrendo no ambiente o que poderá gerar uma sensação de cansaço (psicológico);

  • Se for criar uma parede apenas com fotografias poderá utilizar molduras com tamanhos diferenciados.

Como-Decorar-Paredes-com-Quadros-horz.jpg

Postado em Rio Claro/SP.

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page