Reforma: Casas de 100m² com dois dormitórios
Casas de menor metragem quadrada também podem ser bem projetadas ou, após reforma do imóvel, ficarem mais interessantes e integradas.
Esse é o caso do projeto abaixo, feito pelo escritório em 2016, para um casal que havia herdado uma casa antiga, na região central da cidade de Rio Claro. A casa, que tinha menos de 100m², foi construída seguindo uma planta tradicional, que perdia muito espaço com corredores, o que acabava restringindo a área dos demais ambientes.
O casal pediu uma modernização da planta, ambientes integrados e uma atenção maior ao quarto do casal, que na planta original era muito pequeno e não comportava espaço para armários. Além disso, solicitaram o projeto de uma pequena área gourmet no fundo do terreno.
Conforme já mencionamos no post sobre reformas, o principal momento de um projeto que envolve pré-existências é a identificação da estrutura. A casa, por ser antiga, não tinha nenhuma sinalização estrutural, o que já pressupôs que precisaríamos trabalhar com a possibilidade de um reforço estrutural.
Como partido de projeto, optamos por setorizar a casa entre ambiente social e íntimo, deixando o acesso à área gourmet por um corredor lateral, que seria posteriormente trabalhado com paisagismo.
A sala de TV e cozinha, antes bem setorizadas, foram totalmente integradas, com conceito aberto e contemporâneo. O quarto do casal ganhou um closet e suíte, aproveitando um espaço de depósito que já existia na planta original e que não teria utilidade no cotidiano do casal.
O projeto final resultou de poucas demolições, reforços estruturais pontuais e uma mudança de layout e conceito de morar bastante significativos, o que comprova que casas com menor metragem também podem ter plantas interessantes e integradas.
Yorumlar