Projetos residenciais com 3 dormitórios

É bastante comum, quando nos solicitam projetos residenciais, o pedido de que a casa tenha apenas 3 dormitórios, podendo ter um espaço extra destinado ao escritório (esse item pós-pandemia se tornou quase que obrigatório). Seja pela tradição ou pela redução no número de filhos, esse tipo de projeto é bastante solicitado.

Nesse post, vamos utilizar um projeto elaborado pelo nosso escritório exemplificando alguns itens que devem ser levados em consideração no momento de projetar. O projeto escolhido foi a Casa Bela Vista, projeto realizado no ano de 2017 com conclusão de obra em 2018.



Para qualquer tipo de projeto temos um escopo mínimo, que o difere de qualquer outro tipo de construção/projeto. Em projetos residenciais, esse escopo passa pelos seguintes ambientes: cozinha, lavanderia, banheiros, sala de tv e dormitórios. Esse escopo mínimo é acrescido de mais informações que variam de família para família e também com a metragem disponível para construção, como espaços gourmets, jardins, piscina e informações mais detalhadas, como necessidades de closets ou banheiros para cada um dos quartos.


Nesse projeto em especial, trabalhamos com pré-existências, ou seja, fizemos ampliação residencial (a casa inicialmente térrea passou a ser um sobrado) e modernizamos os ambientes. Um pedido da família foi que a nova residência tivesse 3 quartos, todos com banheiro individualizado (suíte) e closet, espaço para home office e uma sala de TV separada do ambiente social (portanto, foi alocada no pavimento superior, junto com os dormitórios e espaço home office). A família também fazia questão de ter um bom espaço gourmet, integrado à cozinha e piscina.


No pavimento térreo, trabalhamos com a planta em conceito aberto, integrando visualmente os ambientes sociais (cozinha, sala de jantar e área gourmet). A pedido da família, um espaço destinado a dormitório reversível foi alocado na planta térrea, para o caso de ocorrer alguma emergência associada à acessibilidade (impossibilidade de subida para o pavimento superior, por exemplo).


A lavanderia encontra-se estrategicamente posicionada: próxima à cozinha, por uma facilidade cotidiana, porém, alinhada ao banheiro do dormitório máster, já que um duto para roupas sujas conecta ambos os ambientes (evitando assim, a descida da roupa suja pela escada).


Na área gourmet, foi solicitado espaço para churrasqueira, cooktop, cervejeira e uma geladeira independente da geladeira da cozinha, visando autonomia caso necessário. A cozinha e área gourmet se conectam, facilitando assim a integração entre ambos os ambientes. Ainda no pavimento térreo, projetamos um depósito para bancada de ferramentas e espaço para o filtro de aspiração de pó (a residência tem pontos estratégicos para aspiração de pó automatizada).



No pavimento superior encontramos os 3 dormitórios com closet e suíte, o espaço home office e a sala de TV privativa. Os 3 dormitórios são conectados por uma sala íntima e foram projetados visando a privacidade de cada um dos filhos e do casal. Todos os dormitórios possuem ventilação e iluminação naturais, item primordial para dormitórios.

Fora o espaço para cama de casal em todos os quartos, os dormitórios dos filhos possuem escrivaninha, visando o estudo individualizado de cada um.






Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square